quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O sistema de Castas

As castas, em sociologia, são sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de
estratificação, ao abrigo da lei ou da prática comum, com base em classificações tais como a raça, a cultura, a ocupação proficional, etc.
O sistema de Castas nada mais é que um sistema de puro preconceito onde existe:

- Os brâmanes;
- Os xatrias;
- Os vaixias;
- Os camponeses, e os intocáveis.

Originalmente, as castas eram apenas quatro:

- Os brâmanes;
- Os xatrias;
- Os vaixias;
- E os sudras.

O sistema de Castas Indiano é dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma. As quatro principais castas são:

- A boca (Brahmin) representa os sacerdotes, filósofos e professores; usa-se o termo castas como coletivo de espiríto (demônios).
- Os braços (Kshatriya) são os militares e os governantes.
- O estômago (Vaishya) são os comerciantes e os agricultores/fazendeiros.
- Os pés (Shudra) são os artesãos, os operários e os camponeses.

"O sistema de castas na Índia é um tipo apartheid escondido", diz Joseph D"Souza. "Aqueles que perpetuam os crimes contra os dalits não verificam se eles são hindus ou cristãos. O fato é que ser dalit é o suficiente para que abusos e atos discriminatórios sejam cometidos contra eles", afirma. O apartheid é como se fosse uma separação social, ou seja, os Hindus não aprovam essa separação por classes.

Um comentário:

Stela Up° disse...

Olá! Eu estou estudando sobre o hinduísmo, pois é uma religião que corresponde muito com a minha forma de pensar. Desde o respeito aos animais até o ciclo vida/morte. Porém, essa prepotência inquestionada com relação aos intocáveis é um comportamento que deveria ser corrigido, no meu ver. Essa forma de tratamento com uma casta mais baixa é que suja essa cultura tão bonita. Tudo bem que existe uma lógica, o karma e tudo mais, mas nada disso justifica esse tratamento absurdo. Obrigada pelo post, gostei muito!

Muita luz,
Stela