quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Os Intocáveis

Os intocáveis na sociedade Hindu são aqueles fazem trabalhos indignos, sujos, como enterrar os mortos(animal e/ou Humano), amontoar cadáveres e outros empregos que os mantém em constante contato com aquilo que o resto da sociedade Indiana considera nojento e desagradável. Não são apenas as ocupações, que são consideradas como coisas nojentas: eles são considerados individualmente sujos, e assim não pode praticar contato físico com os "não-sujos", as partes mais puras da sociedade. Vivem separados do resto das pessoas. Ninguém pode interferir na sua vida social, pois os intocáveis são os últimos no ranking social, são considerados menos que humanos e não são considerados parte do sistema de castas
Desde sempre, os párias são condenados aos trabalhos mais desagradáveis e mal pagos,apesar da luta de Gandhi, após a independência, e de inúmeras leis criadas na tentativa de amenizar os problemas que o sistema de castas acarreta. Todavia essas leis revelam-se importantes ditames na tradição para os Hindus, e sistema subsiste. O sistema de castas a base do sistema financeiro do Hinduísmo e a religião se torna, então, um poderoso elemento social disciplinador em virtude a resignação dos párias.
Para os intocáveis, só é permitido usar roupas que acham no corpo dos mortos. Na suas casas, comem de louças quebradas. Eles sofrem de restrições sociais extremas. Não podem rezar no mesmo tempo, não podem beber da mesma corrente de água. Eles poderiam poluir a água indiretamente poluir as outras castas que bebessem dali.
Nenhum intocável pode entrar no templo se houver a presença de alguém de uma casta superior - como os padres do templo, a casta mais superior, nunca estão fora, dos intocáveis na prática são barrados de entrar em templos ou outros lugares onde se pratica a religião.
Para se ter uma idéia, quando os tsunamis de dezembro de 2004 tragaram a costa do estado Indiano de Tamil Nadu, a morte agiu como niveladora social.Mas os esforços de reabilitação e o desembolso de ajuda econômica posteriores à tragédia não conseguiram superar a descriminação social.
A revista Capricho, publicou uma reportagem sobre os intocáveis, lá o intocável comenta que eles tomam água barrenta, e que após a invasão de seu irmão na casa do vizinho eles tiveram que assistir seu pai e ele sendo espancados e depois sendo devorados pelas formigas.

Um comentário:

meu nome é douglas apelido DC disse...

Isso é ridiculo, inaceitável,somos todos iguais, nosso DEUS é unico, seja rico, pobre, preto, branco e nem uma religião prega diferente. Sejamos mais humanos, a vida é tão breve e iremos pro céu só se Deus permitir, então façamos por onde ele nos salvar.